9.4.09

Mulher Noturna


Há um pouco mais de um mês eu resgatei uma amizade linda! Era uma borboleta, mas ainda estava no casulo. Esse casulo foi o tempo de decantação necessário para que o que era "embrião" tomasse forma e se formasse da melhor forma.

Quando nos conhecemos eu era uma menina e ela dava um passo importante na sua vida de mulher. Quando nos vimos uma outra vez, ela me deu o anzol e não me deixou morrer da fome de existir. Nos reencontramos mulheres. Temos uma vida para colocar em dia e o assunto parece não se esgotar. Somos feitas do mesmo casulo. Somos borboletas que querem alegrar os jardins. Temos a necessidade do sol. Estamos trocando luz. E o nosso tempo juntas tem sido de tanta qualidade, que uma alimenta a outra, de forma que essa troca seja justa. Ninguém se oferece mais do que deve, ninguém recua mais do que gostaria. Ninguém deposita valores ocultos com medo de que eles venham faltar. Ou pesar. Valores são fiéis da balança.

Depois do nosso primeiro encontro nessa nova fase, nossas vidas começaram a ganhar ritmo. Entramos na mesma sintonia. Talvez ela saiba que seja o meu colo seguro e esse foi um grande passo para mim. Confiar cegamente. Mas a minha contribuição na vida dela tem sido maior que a intenção de qualquer palavra que eu oferte no papo, no olho no olho, no colo, no ombro amigo. Ela diz que eu a fiz retirar muitas coisas de dentro do baú [emocional]. E me peguei fazendo o mesmo. Ela diz que foi na estante e desceu livros. Tempos mais tarde, lá estava eu repetindo a mesma ação. Dessa vez, não na liguagem figurada. Organizar a casa de fato, nos ajuda a organizar melhor a burocracia da vida e encontrar os epicentros dos sentimentos. Sejam eles de que natureza forem.

Nessa busca literal [de coisas palpáveis] achei um texto do filósofo e poeta francês Gaston Bachelard, que reume bem uma das linhas de pensamento que modulam a minha conduta. Ou a tentativa de. Descrevem fatos concretos de sentimentos fluídos, com linguagem poética para fins consistentes.


"O instante é algo inteiramente diferente. Ele é trágico, pois só pode renascer com a condição de morrer. O instante já é solidão, que nos isola de nós mesmos e dos outros, pois rompe com o nosso passado mais caro. E o tempo é a consciência dessa solidão. Donde a coragem impor-se como a necessidade de luta contra a solidão. É assim que temos acesso aos homens e às coisas. Nós somos nossa decisão. Nossos valores se inscrevem no término de uma ação, pela qual nós fazemos os instantes que vivemos, quer dizer, nosso tempo. Devemos nos definir pela tendência que tivermos de nos ultrapassar e de nos transformar. Dois caminhos se apresentam: de uma lado, a ciência e a técnica vencem a solidão criando um prolongamento de nós mesmos e uma sociedade; do outro, a poesia e a imaginação libertam-nos da servidão da história e das referências da memória, para fazer-nos descobrir homens e coisas. O homem é ao mesmo tempo Razão e Imaginação. Não há ecletismo, mas dualismo ascético. Por isso, a obra de Bachelard se apresenta como uma dupla pedagogia: da Razão e da Imaginação. Não devempos confundir essas pedagogias: há o homem diurno da ciência e o homem noturno da poesia."

* Trecho de Gaton Bachelard, retirado do livro "Introdução ao pensamento epistemológico", no capítulo que trata sobre a epistemologia histórica.

10 comentários:

Dé disse...

Mulé Vai mimir!

C. Marshall disse...

Lindo isso hein???Há o homem diurno da ciência e o noturno da poesia.... Confesso que sou mais a poesia do que a ciência. E a redescoberta de alguém que se perdeu na minha vida para depois se achar também está fazendo parte deste meu momento. Ela reapareceu depois de mais de 17 anos e o brilho no olhar, a vontade de estar perto e trocar uma palavra que seja, só aumenta. A vida é assim!!!Carpe Diem!!!!

Milene Estevam disse...

Lindo mesmo o que vc escreveu e eu sou o 'alguém' do comentário acima. :D

Saulo disse...

Eu sou meio lerdo pra perceber algumas coisas, dentre elas os "milagres sem santos". Tive de reler duas vezes pra entender! rsrs
Burrinho! rsrs

jose luis disse...

olha a poesia ai' outra vez
fazendo bem
sem olhar a quem

AV disse...

Você me emociona, toca o meu coração com tanto carinho...
Bibi,eu te amo muito!
Agradeço tanto a Deus por ter vc HOJE comigo...vc é fundamental nesta minha caminhada.
Seu texto... Tirei o J do banheiro hoje de manhã para ler... Ele estava fazendo a barba, veio com o rosto cheio de espuma!rsrsrs

Bibi disse...

Dé, eu sou noturna! rs De todas as formas.

Claudio, por isso não deixo de escrever! São questões tão pessoais com uma amplitude tremenda! Escrevo a minha história de todos nós. É um barato observar isso!

Milene: Welcome! Tô sabendo dessa história e estou vibrando junto! Ser feliz é uma dádiva! Use-a! E volta sempre aqui para contar e opinar!

Saulo: só não entendi o que você não entendeu? rs Burrinha dois?

Zé: poesia sempre! Na minha vida, na sua, na de todos nós!

AV: acho que nem tenho mais palavras, não é? Só estou rindo do J! Tadinho do moço! rs

Anne Katheryne disse...

"Devemos nos definir pela tendência que tivermos de nos ultrapassar e de nos transformar." Muito bom!!

J25 disse...

É muito bom quando podemos ter amigos e as nossas
vidas se entrelaçar em confidencias e alegrias
que podemos nos expor sem sentirmos que existe uma
tarja preta entre nós de censura.
Resgatei uma amizade assim a mais ou menos 3 anos e
hoje temos uma amizade solida e sem preconceitos ou
censuras ou sem burocracia... gostei do termo usado
dessa forma.
Felicidades nessa amizade... Um amigo é muito mais
que um irmão.
foi aqui que eu li a seguinte frase: "Amigos são a
familia que escolhemos" carrego isso hoje com uma
certeza enorme

Bibi disse...

J25: "Amigos são a
familia que escolhemos" carrego isso com uma
certeza enorme há algum tempo. Transformei em palavras os sentimentos! Passe livre aqui também!

Anne: vc sempre tira o melhor do meu texto! Sou muito feliz por isso!