12.4.09

Meu Lar

Estava navegando agora de madrugada [nesse feriado, fazer o que?, a inspiração veio dar as suas badaladas sistematicamente antes do alvorecer] e li a seguinte uma frase bem interessantes, mas sem registro de autor:

"Nosso lar é onde o coração não tem medo".

Fui imediatamente capturada. Achei essa frase a minha cara. Abre um leque de opções para tantas considerações que venho fazendo aqui no BibideBicicleta. A família é tema constante e o amor é elemento fundamental, essencial, mola mestra, o fim e o começo de tudo que escrevo e do muito que sou. Onde é o seu lar?

Tem gente que prefere estar no emprego, que em casa. Outros fazem do escritório, do clube, da faculdade, do shopping o seu lar. Há os que estão em casa, mas ainda não conseguiram transformar o seu pedaço de chão na tão sonhada home sweet home. Não é fácil e nem tarefa simples. O que é um lar? Como ele nasce? Existe uma determinante de sentimentos que qualifica o significado dessas três letrinhas reunidas?

"Nosso lar é onde o coração não tem medo". E onde está o nosso coração? Para onde canalizamos os sentimentos "guardados" nessa caixa tão preciosa, tão frágil e ao mesmo tempo tão poderosa? Eu gosto tanto de ouvir a voz do meu coração. Minha cabeça é certinha demais; é a mente que me engana mais que o coração. Mas a combinação de mente e coração - na medida certa - é a soma necessária para resolver bem qualquer equação. A problemática toda se encerra na seguinte questão: onde você coloca o seu coração? Quem o governa?

Quando não temos medo, a vida flui. Ah, como é boa essa sensação! Assim eu me senti hoje na casa do meu primo. Sentamos no chão da sala, em um tapete de couro de vaca [não me peça para explicar! Só sei que a sensação é deliciosa] e ficamos jogando e conversando. Meu corpo ali prostrado, amigos em volta, copos com gelo ao redor e o relógio participando apenas como coadjuvante dessa cena tão gostosa. O mundo lá fora e a nossa turma ali dentro, vivendo a realidade de um lar: confiança, segurança, risadas, teto, aconchego, atitude, conselhos, divertimento, relaxamento, iniciativa, uma leve competitividade, alimento, união, carinho, certezas, dúvidas, respeito, opinião, diversidade. Fiz daquele lugar o meu lar. Faço da Toca da Onça o meu lar. Lá eu me sinto segura, mesmo que eu saiba que ela vai acabar brigando comigo quando deixo as coisas fora do lugar; ou que ela vai redobrar toda a roupa de cama da maneira que ela gosta. Sei que lá sempre vou ter Ice Tea e um colinho; filmes e risadas; um tapete felpudo e um chuveiro forte; minha toalha, minha escova de dente e tudo o mais que eu possa sonhar em precisar.

Fiz da casa do Tom, em NJ, o meu lar. Assim como a da Andrea e da Taty. Sabe onde mais tenho um lar? No coração daqueles que me ganham em um abraço. É na força de um abraço que as coisas começam a se esclarecer, o medo a sumir, o coração a se abrir. Meu lar vai comigo para onde eu for, porque ele é a soma de confiança e amor; teto e aconchego; abraço e sorriso sincero; lágrimas e coragem para me expor. Minha casa é um lar incrível! Somos tão diferentes, mas tão integrados; participativos e únicos; apaixonados e desapegados; solidários e justificados; atentos e tranquilos; esperançosos e libertários; amorosos e cooperadores; instáveis e conclusivos; apoiadores e regeneradores; proativos e defensores; falamos alto e dizemos tudo; temos segredos e escrevemos bilhetes; ouvimos música e curtimos o silêncio proporcionado por uma leitura; temos idéias malucas e fazemos piada; viajamos muito e comemos banana; temperamos com pouco sal e tomamos adoçante. Somos uma família como tantas, mas somos únicos no nosso lar.

8 comentários:

Fernando Rocha disse...

Hoje com a esquizofrenia provocada pela tecnologia, na qual a ideia de localização do ser não condiz com o poder de alcance da sua comunicação, muitos vivem num lar meio matrix, mas eu prefiro o local que você descreveu, com gente de verdade e proximidade, sem o intermédio de uma máquina.

Sah. disse...

ahhh! quanta coisa eu perdi!!!!

poxa! tem uns 5 posts pra eu ler.. hehehehe

valmir disse...

Tento atualizar tanto qt vc, mas não tem como competir. rs Lerei com calma, e depois volto.

Saulo disse...

OHH! Que fofo! Também adorei nossa noite! Realmente o que menos importa nestes encontros é o tempo!! Quero que estes momentos sejam comuns e que sempre mantenham a tônica aconchegante. Mi casa, su casa, mi vida su vida! "I just call to say I love you" Por ti, eu me esgarço todo!... rsrsrsrsrs
Inesquecível

Bia Bug disse...

Pois eu ouvi de um sábio uma frase parecida:

"Lar é onde o bumbum descansa." Pumba, amigo do Timão (O rei Leão)

Beta Wood disse...

Amei, amei, amei!!!! saudades!

Bibi disse...

Fernando: Lar é um lugar palpável! O contrário é só um refúgio!

Sah: Vamos fazer spinning com os neurônios! Vou te ver esse ano!

Val: Você não comenta todos os meus posts. Nem vou ficar cobrando e bancando a chata! Mas com vc eu posso ser insuportável!! rs

Saulo resumiu a noite perfeitamente! I Just Call To Say I Love You... "Assopra ai"!

Bia Bug: adoro a frase, mas ela é meio cigana para mim! Meu bumbum já descansou em cada lugar! Desce o pano rápido!

BWood: saudade, saudade, saudade sempre!

valmir disse...

Como assim 'não comento todos os posts'? Tenho medo de bancar o mala. hahahaa... Em compensação, tem post que merece replicas e treplicas... rs