2.4.09

Mentiras Sinceras

"Migalhas dormidas do teu pão
Raspas e restos
Me interessam
Pequenas poções de ilusão
Mentiras sinceras me interessam
Me interessam, me interessam"

Dois de abril já está terminando e eu nem vi o dia primeiro passar. Melhor dizendo, eu só me dei conta de que era o dito "Dia da Mentira" tarde da noite. Não tive ânimo para tocar no assunto. Na hora eu achei um tema muito batido.

Hoje, refletindo, achei que era "ranhetisse" de velha que masca fumo no canto da boca. Cuspi. Faço a linha urban caretinha, não dou selinho "prafrentex", mas também não sou adepta dos falsos moralismos. Todos nós mentimos. Sistematicamente. Pelo menos as mentiras ditas sociais. Outros, já na fase do desbunde da cara de pau peroba max, vivem suas mentiras e contam lorotas como se grandes verdades fossem. Há os espertinhos, espertalhões, hipócritas e os "coisa-ruim-mesmo-sô"!

Pela passagem do Dia da língua malévola, eu me lembrei desse refrão da música do Cazuza e Frejat: "Maior Abandonado". Mentiras sinceras me interessam era um verso que me confundia muito. Primeiro, achei sem coerência. Depois, passei a questionar o motivo de alguém se interessar por algo que faltava com a verdade. Hoje? Ahhhh! Já sei! Às vezes você quer viver uma mentira sincera por força da circunstância. E se essa mentira é comum de dois, na verdade, ela é uma verdade velada. O tipo: "a gente finge que não sabe e segue". E dito isto, a frase anterior fica ainda mais genial: pequenas poções de ilusão!

Não gosto de me pensar: raspas e restos. Mas se a gente olhar com cuidado, somos todos! Sempre carregamos de embates, encontros e relações anteriores migalhas dormidas! Mas quem disse que isso precisa ter o saldo ruim? Se existem raspas e restos é bom que alguém trate de colher ou recolher. Escolha um bom padeiro para sovar a sua massa e fazer um pão quentinho!

Mentiras sinceras me interessam! Mas mentiras sinceras não me interessam sempre! Verdades veladas me confundem e me deixam anestesiada. Dessa forma não consigo pensar e funciono em slowmotion! Tem dias que quero ser um tipo de pessoa por apenas aquele dia. Amanhã já quero ser diferente. Não, não se trata de um caso de múltipla personalidade, como a da protagonista de Irmãos Coragem! Pode até ser o meu lado dramático querendo se expressar. Mas eu acredito que a gente carregue dentro de nós personagens de nós mesmos. Cada um preparado para uma situação específica. Não são máscaras ou caras; mas um código de conduta e reação. Existem dias que quero ser selvagem e em outros, me resguardar. Há tempo de timidez e também o de muito falar. Há momentos de olhares e também os de não consegui fixar o olhar. Uns dias quero abraço e em outros quero beijar. Geralmente os dois. mas também tem o momento do nada! Nada de satisfaz. Tudo me interessa. Eu sou eu e sou tantas dentro de mim. E vou descobrindo cada uma delas. Todas iguais, mas cada uma com uma nuance diferente. Especial. Muitas a descobrir.

10 comentários:

Fernando Rocha disse...

Depois das três feridas narcísecas, a verdade se tornou algo obsoleto, afinal esta é percível e mutante.

Saulo disse...

Excesso de sinceridade também é ruim. Pior ainda é ser sincero demais sem se dar conta. Até o olhar transparente pode ser um vilão!

J25 disse...

Para mim também foi a mesma coisa: quando dei conta já estava no fim do dia 02. Foi verdade...
Agora eu gosto muito de uma frase do personagem Dr House aquele do seriado "A condição humana tem uma verdade única: todos mentem!"
E a musica eu sempre mim perguntei como pode uma mentira ser sincera? acabei de ter uma resposta bem interessante.
Alguem mim disse que o dia 01/04 também foi o dia do beijo! se foi passei em branco (rss).

abraços

Bibi disse...

Fernando: Não estendi essa frase: "Depois das três feridas narcísecas"... O que isso significa?

Saulo: o olhar sempre denuncia!

J25: Essa frase é ótima! E seu comentário também! Já dei risadas aqui! Passei em branco idem!

valmir disse...

Caramba, vc citando cazuza. Depois te conto uma parada, me lembra dessa coincidência semana que vem.

Bibi disse...

Vou lembrar! Vc sabe que a minha cabeça é boa para essas fofoquinhas light! rs

Lucas Ferraz disse...

Cazuza rules.

A minha mãe não gosta de cazuza. Acho que é por preconceito. Ela diz que na década de 80 ele era 'underground'.
E quando ela diz isso, eu penso 'ainda bem!!'.

Outro dia alguém me disse que não gosta de Cazuza, que acha ele ruim, músicas pobres. Não lembro quem foi, mas lembro de responder: "vc é que não entende as letras...." rs

beijão!

Bibi disse...

Não gostar de Cazuza até vá lá, gosto é gosto... Agora dizer que as músicas de Cazuza são pobres!? Fever!

Fernando Rocha disse...

A descoberta de que o planeta terra não é o centro do universo, a teoria da evolução de Darwin (que se contrapõe ao cristianismo) e a descoberta do inconsciente de Freud, eis as três feridas narcísecas da humanidade, sinto a dor de cada uma delas todos os dias, mas não me queixo.

KAJAIT disse...

Outra frase do Dr House: As pessoas que mais mentem umas para as outras são as da mesma família. Doeu muito precisar concordar.