7.4.09

"Minha Vida"



Hoje eu fui ao hospital ver o meu Pai.
Fui chegando de mansinho, meio atrapalhada, porque ele havia mudado de quarto e eu tentava visualizar as plaquinhas indicativas.

Antes mesmo de encontrar o meu destino, eu o avistei. Ele e a minha Mãe estavam sentados em um banco, na varanda que fica no corredor principal. Fiz meu trajeto em slow motion, porque a cena era tão bonitinha de se ver. Ele, de pijama, chinelo e cabelo despenteado, carregando seu potinho com o dreno. Ela, toda arrumadinha em um daqueles conjuntos de Vó, cabelos bem penteados, relógio, óculos e mãos dadas. Ela lia para ele. Ao me aproximar, ambos sorriem. Não é cena rara. Pode até ser rara no mundo de hoje. Para mim, essa é a lei natural da vida. Não é apenas um momento de hospital.

Tem horas que a gente pensa que de internação só vai sair coisa ruim. E então você percebe que não. Nesses dias eu tenho experimentado momentos muito intensos com a minha família. Todos os dias, nós somos "obrigados" [por força das circunstâncias adversas] a conviver durante duas horas. Assim vamos resgatando histórias, momentos e entramos em um clima ainda maior de intimidade e prazer. É amor e confiança renovados. E a gente estende esse amor através de atos de muito carinho com o seu José, que é o companheiro de quarto do meu Pai. Amor não compartilhado é apenas zelo. O amor transborda e é eficaz!

Na hora de ir embora, meu Pai quis nos acompanhar até o elevador. Fomos caminhando lentamente. Ao passar pela enfermaria, uma das meninas de plantão perguntou: "o senhor volta, né?". Meu Pai brinca: "vou só ali em baixo tomar um café e volto". A enfermeira ri, olha minha Mãe e pergunta a ele: "quem é essa mulher linda que está com o senhor?". Ele responde: "Essa é a minha vida". Todas as enfermeiras suspiram alto. Eu também. Meus pais não são melosos, são práticos. Minha Mãe é até durona. Mas, depois de 46 anos de casados, ouvir que "esta é a minha vida"... É sinal de que amar vale a pena nas dificuldades e nas vitórias. Amar vale a pena em todo momento, porque o amor é companheiro. Assim eu sinto e vejo; assim eu desejo viver... Um dia!

20 comentários:

Ana Martins disse...

Bibi, vc quer saber o que eu tô fazendo agora?
Tô aqui emocionada, poxa!!! Com um pacote de pipoca doce nas mãos, e aí, pá! entro no seu blog, e já fico embargada com o tema desse seu último post e vc deve saber bem pq... ai quando meu olhos alcançam as últimas linhas dele, me encontro chorando igual criança!!!

Ivy Farias disse...

Bibi, este seu texto tá tão lindo, mas tão lindo que parece até ficção. Vamos combinar que hoje em dia, quando o superficialismo e o cinismo dominam o mundo, ouvir que um homem, depois de 46 anos de casado, parece conversa pra boi dormir, crônica de Manoel Carlos, sonho impossível. Vejo que estes casamentos foram, não sei se serão um dia para os novos que se aventuram nesta caminhada chamada casamento.

Xícaras no Armário disse...

OI Bibi,
esta semana estava eu com a minha Mami no MSN, falando justamente de casamento e a superficialidades de hoje em dia e como as pessoas perderam a nocao da palavra COMPROMISSO, nao digo uma coisa formal, mas COMPROMISSO espontaneo de amar e se permitir ser amado por alguem. Compartilhei com ela, que dou gracas a Deus pelo meu casamento e como é boa a nossa troca, mesmo sendo duas culturas, linguas tao diferentes.
Espero que um dia voce tenha esta felicidade, de ter este compromisso espontaneo com alguem especial.
BJ
PS - Sumi, pois andei viajando e dodoi, mas estou bem agora. Obrigada pela atencao e cuidado.

jose luis disse...

invejavel
bj

jose luis disse...

o texto e o fato em si

Sah. disse...

aiiiiiiiiii q lindooooooooooooo! q romantico! q tudo!

lindo pros dias de hoje!

Lucas Ferraz disse...

"Tem lugares que me lembram... minha vida... por onde andei.."

valmir disse...

Bia, sua descrição é muito boa, valeu por dividir esse momento 'único' (sim) com a gente.
Maravilha seu pai ter tido alta. Saúde!

Bibi disse...

Ana: Lágrimas limpam a alma! Faço textos com vida, para inspirar vida! A minha e a de quem está lendo! Mas essas reações sempre me surpreendem!

Ivy: queria que o Maneco lesse! rs Queria que a gente acreditasse que é possível! Porque é! É um exercício de viver a verdade interna!

X.A.: É isso: Compromisso espontaneo de amar e se permitir ser amado por alguem. Todos os sentimentos estão dentro desse encontro chamado casamento. Todos terão seus momentos e cabe aos dois administrar as doses certas. Não é fácil, mas é possível. A vida é a arte dos encontros. Tem coisas feitas para durar, há outras que são intensas e se vão. Só não creio na aposta cega! Tema para outro post!
Estava dodói? Já melhorou? Sai na neve de peito aberto, maluqinha! rs ai ai ai!

Bibi disse...

Zé: Não é invejável? Meu Pai é um homem especial, mas a minha Mãe é mais ainda! É uma pessoa que tenta compreender o seu tempo, sem deixar de lado o que é, o que foi e as referências com as quais foi formada! Gostou do texto, meu lindo? Fico feliz!

Sah: É o máximo não ter medo de dizer o que se sente, não é? Já quebrei tanto a cara... Mas tô ai pronta para falar outra vez! rs

Luke: Por onde andas...

Val: Somos cheios de momentos únicos. A diferença é o olhar... Obrigada gatinho!

J25 disse...

é de emocionar... Meus pais são separados e hoje preciso encontrar um e depois o outro... Isso reflete muito quando ouço (leio) uma estoria assim...
Os relacionamentos hoje andam muito superficiais tipo novela da 8 é como costumo dizer...
São coisas assim que nos faz ainda acreditar na essencia.
Pai, mãe e filha uma familia...
Parabéns
Bjos

Bibi disse...

J25: A resposta à sua pedalada carinhosa - e a de tanta gente querida - veio na forma de um post. O que está acima!
Obrigada!

Saulo disse...

Que lindo! Cada vez mais eles se aproximam!! A história deles e da Tia Zara com Tio Savério são mais do que emocionantes. São modelos, exemplos desejáveis! Que tenhamos sabedoria para escrever históris tão bonitas quanto a deles.

Bibi disse...

Saulo, disse tudo: cada vez mais eles se aproximam...

Anônimo disse...

"Amar as pessoas como se não houvesse o amanhã..." Quem ama seus pais, está de bem com a vida, ou seja , está preparada(o)para viver um outro amor.Um grande amor. "...assim eu desejo viver... um dia!" Você é só amor, Bibi, e ainda compartilha conosco. Obrigado.
Saúde e Paz. Bino.

Bibi disse...

Ah, Bino, estou tão contente de te ver com coragem para comentar! Esse é o meu combustível, o brilhante dessa minha caixa de jóias!
Amo meus pais, amo meus amigos (de verdade), amo escrever para vocês (talvez isso seja bem nítido, rs), amo os que sabem rir de si mesmo, porque assumem seus defeitos, sabendo que todos os temos. Eu não sou só amor... Eu também sou saudade.
Um beijo Bino!

Lu, a conza disse...

Chorei, Bia. Rodei um filminho na cabeça. Imaginando cada cena. O sorriso tímido do teu pai e as mãos fofinhas da tua mãe, segurando as dele. Essas horas de aparente dor, nos surpreendem com momentos dos mais bonitos! Mais amor pro casal 20! Muito feliz por teu pai!

Ana Martins disse...

Bibi, voltei aqui só para ler os comments. Fiz uma revelação ainda a pouco depois de relembrar um momento importantíssimo na minha vida. Algumas coisas são muito difíceis de dizer, principalmente depois que já não há mais... ou segue adormecido.
Revelações exigem uma certa coragem, o que tem me faltado nos últimos tempos...

Bibi disse...

Ana, a revelação foi no outro post! Fiquei at´perdida para responder! rs
Gata! Escrevi para vc no Orkut! Gosto da sua coragem! É esse impulso que faz a gente trabalhar o que está escondido e nos transforma em pessoas melhores, mais livres, mais certas de si. O que adianta avançar na vida e ficar tão rasa no conhecimento de si mesma e na relação interpessoal. O mais... está no orkut!
Bjs

Bibi disse...

Coza: Li para todos aqui de casa! Todos felizes com seus comentários! Conza fofa!