23.4.09

Vossa Excelência

Certas frases devem ficar registradas.
Se não nos Anais da História, pelo menos nos autos do BibideBicicleta:

“Eu sou atento às consequências da minha decisão, das minhas decisões. Só isso”.

"Vossa Excelência me respeite, Vossa Excelência não tem condição alguma. Vossa Excelência está destruindo a Justiça desse país, e vem agora dar lição de moral em mim? Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua, faz o que eu faço”.


“Vossa Excelência não está na rua não, Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso”.

“Vossa Excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite”.

Ministro Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do jornal Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Se formou em Direito na Universidade de Brasília, onde também obteve seu mestrado em Direito do Estado. Foi Procurador e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez Mestrado e Doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris-II. É fluente em francês, inglês e alemão.

Em artigo, a Veja escreveu: “O Brasil nunca teve um ministro como ele (...) No julgamento histórico em que o STF pôs os mensaleiros (e o governo e o PT) no banco dos réus, Joaquim Barbosa foi a estrela – ele, o negro que fala alemão, o mineiro que dança forró, o juiz que adora história e ternos de Los Angeles e Paris. O ministro Joaquim Barbosa, mineiro de 52 anos, votou em Lula, mas foi implacável na denúncia do mensalão".

Vocês se lembram disso? Não é a primeira vez que aplaudimos um ato do Ministro Joaquim Barbosa. Um homem simples, que se preparou para servir aos seus. Será que acompanhamos o nascer de uma nova estrela? Que essa estrela ilumine o judiciário brasileiro!

12 comentários:

André Lima disse...

Que essa nova estrela que começa a brilhar no horizonte, não tenha a cara da atual em que depositamos nossas esperanças, e demonstrou ser uma estrela (de)cadente no mar de corrupções.
Voto nele pra Presidente, pq é de pessoas sérias que o Brasil precisa.
Bj

Anônimo disse...

Pa-ra-bens, Bibi.
Belo texto. Sempre torci pelo Ministro Joaquim Barbosa(será corporativismo étnico? rs).
Tirando os analfabetos políticos, acredito que todos fizeram côro à fala do Ministro Joaquim Barbosa. Atitudes assim, nos faz acreditar,
que esse país têm jeito.
Saúde e Paz. Bino.

Bibi disse...

André: essa foi a minha torcida ao escrever o post, sabia? Desejo de que algo tão belo não se corrompa!

Bino: Nada disso! Todos nós torcemos pelo Ministro. E não foi só o caso desse episódio não! O cara se posiciona há muito tempo e é uma beleza poder acompanhar alguém que se coaduna com a democracia. Até os verdes torceriam pelo Joaquim! E sabe quando ele relata que o Ministro Gilmar Mendes deveria andar mais pela rua e estar mais entre o povo? O Joaquim faz isso! Já o vi na rua, em lançamentos de livros, numa roda de chorinho no centro do Rio. Isso é bárbaro!

Dani Lomba disse...

Poxa como o Brasil precisa, e merece! Quem sabe veremos excelentes exemplos ganhando força, e fazendo o movimento necessário e esperado da MUDANÇA!
Beijo, Dani Lomba

Bibi disse...

Dani sabe o que eu acho? A gente tem sempre esperança. Qdo fomos alcançadas fomos dotadas de uma esperança extra, que não é daqui, mas funciona aqui que é uma beleza! A natureza má do homem é constantemente trabalhada e ela vai dando cada vez mais espaço para a fé, a esperança e o amor. Não é bacana isso?

Dani Lomba disse...

Será Bia? Cada vez mas penso que isso funciona pra quem busca!
Não vê aquele louco que matou o filho e se matou!!?? O cara era prof. universitário...de direito, o que pensar sobre isso? Cadê a fé de alguém q faz uma coisa assim? Tem algumas pessoas q vão para o fundo do poço, e não satisfeitas querem se jogar no esgoto e levam quem encontrar pelo caminho! Triste, muito triste, e esses tb fazem parte da "humanidade!" CREDO!Em alguns dias do ano, a palavra ESPERANÇA, sai totalmente do meu vocabulário!Infelizmente!

Bibi disse...

Mas a nossa esperança matriz Dani é outra, de outra natureza!

Bibi disse...

hahahahaha! De certa forma ele insinuou isso, né? Quando disse que Barbosa não tinha condições de dar lição de moral a ninguém e que “julga por classe”.

Dani Lomba disse...

Concordo! Mas não te dá uma tristeza grande as vezes com o ser humano? (desabafo!)
Se nossa fonte não fosse a eterna, não estaríamos aq!
Misericórdia é a chave mestra!

Saulo disse...

Fico feliz quando alguém se insurge contra esta sem-vergonhice instalada na alta cúpula brasileira. Que são, na maioria, uns desclassificados, todos sabemos! Acho que muitos de nós gostariam de estar no lugar dele e dizer mais do que estas "singelas" palavras!

Bibi disse...

Palavras singelas que cortam como faca amolada! Mais não se pode falar, porque vira desacato. Ninguém quer ver um Zorro preso!

Lucas Ferraz disse...

Pena que são poucos como ele...