21.4.09

My Places

Rosso

By the way...

Foi vendo reportagens que eu acabei descobrindo duas 'regiões' [vou chamar assim, por falta de opção. Você há de entender ao longo do texto]  absolutamente fabulosas. Daquelas que entraram para a minha lista de lugares nos quais colocarei a planta dos meus pés e saberei que sonhos se realizam.

Uma vez vi uma matéria da Gloria Maria para o Fantástico. Na época que ela nem era apresentadora ainda, mas apenas um ‘senhora’ repórter tão somente [ah, podem falar o que for, mas eu sempre gostei muito das matérias da Gloria viajante das galáxias]. Ela visitou uma região na Turquia chamada de Pamukale. Pode passar o tempo, que as imagens daquela região não saem da minha cabeça. É um lugar diferente. Uma montanha branca de calcário onde brotam águas termais, formando piscinas naturais, azuis, azuis. Essas bacias naturais sob os raios do sol ficam numa tonalidade branca deslumbrante. A água carregada de calcário provocou a formação de verdadeiras "cascatas". Essas fontes de água quente que emergem da terra a 53ºC. Hoje, poucas são as piscinas liberadas para visitação [“degustação”]. Eu gostaria de estar lá, antes que se torne lembrança ou mera contemplação.

A outra região eu não vi em imagens. Uma vez, assisti a uma reportagem ou entrevista [não tenho certeza] com a jornalista Monica Waldvogel. Ela disse que refez toda a trajetória das locações do filme A Noviça Rebelde, por Viena e Salzburg, na Áustria. Bem... Esse é um dos meus filmes favoritos. As imagens do filme são de tirar o fôlego. O fato de visitar locações de um longa que me marcou só agrega valor ao passeio. Um ‘gosto’ onírico. O Valmir passou pela Áustria em seu último mochilão. As fotos que ele trouxe só corroboraram com as minhas suspeitas de se tratar de um lugar mais que especial. Assim sendo, quero, um dia, registrar esse mesmo roteiro feito pela Monica. Quem sabe?

É claro que a minha lista de lugares a se conhecer com certa urgência não se resume a esses dois. Onde eu puder ir, estarei feliz. Não gosto de pensar em fronteiras. Nem as físicas, nem as emocionais. Tenho até projetos: como o de cruzar os EUA em um carrinho de Montanha Russa; conhecer Paris apaixonada; passear pelo sul da Itália de conversível, moto ou lambreta; experimentar todos os esportes radicais da Nova Zelândia e registrar cada um desses momentos em foto e vídeo; andar de jet-ski na Grécia; ver um nascer do sol em meio a um longo beijo numa cabana a beira do lago no Canadá; nadar no Mar Morto [nua? Maybe dangerous...]; Refazer a história dos passos de Jesus e dos discípulos por Israel, num contexto mais moderno, atual; fazer uma série de fotos de gente desconhecida em Praga e escrever histórias fantasiosas sobre esses registros; visitar antigos campos de concentração e escrever um relato vivo e real do clima pesado que esses lugares têm, porque acredito que as barbaridades humanas não podem ser esquecidas, porque correm o risco de serem repetidas... Tantos projetos e outros tantos tão loucos quanto.

E a minha lista das Botas começa a ganhar forma de palavras! :)

17 comentários:

Ingrid Corrá disse...

Oi minha linda, passei pra dizer que estou sempre por aqui e adoro seus posts... Não tive muitas oportunidades de viagens ainda, mas elas chegarão e eu as anseio... quem não gosta de viajar, né?! Acho que podemos explorar um cadim mais o nosso país também, tantas coisas belas por aqui e as vezes esquecemos da nossa terrinha nos roteiros.
Mil beijos, escreva sempre, é um dom maravilhoso que Deus te deu!
Gui

Ana Martins disse...

Bibi,

De perder o fôlego os seus projetos!!! Demais!
Mas mudando de assunto, eu queria saber se vc já ouviu "Tudo", do Leo Jaime. Ás vezes, os homens tb não sabem o que fazer! rsrsrsrs
Coloquei ela no meu blog, :)))

Daniele Lomba disse...

Bia, Tenho 38 anos e já assisti a Noviça Rebelde (Maria, Capitão Von Trapp, Baronesa Schraeder, Max Detweiler, Madre Abbess, Liesl Von Trapp, Rolf, Louise Von Trapp, Friedrich Von Trapp, Kurt Von Trapp, Brigitta Von Trapp, Marta Von Trapp, Gretl Von Trapp, Herr Zeller, Irmã Margaretha, Irmã Berthe, Irmã Sophia, Frau Schmidt), pelo menos umas 45 vezes, esse foi o primeiro filme q minha mãe me levou pra ver, no extinto Imperator no Méier...depois disso, durante muitos anos na noite de Natal a Rede Globo transmitia, e claro assistiamos, eu e toda a família, depois foi lançado em Vídeo, compramos e lançado em DVD, comprei...hoje quem assiste é minha filha...menina é q gosta (mais...) É sem dúvida uma bela dica de viagem!Os lugares são lindos...imagina vc correndo naquelas montanhas q Maria via de dentro do convento!! Depois me conta...,Beijos, Dani

Xícaras no Armário disse...

Oi Bibi, olhe a sumida de novo na área. Olha, quando quiser estamos as ordens, pois estou a apenas 88km de Neuschwanstein e 111km de Salzburg e para quem está em Munique ou em algum lugar da Baviera é só comprar o BayernTicket, que custa €29,00 e com ele viajam 5 pessoas de trem por esta bagatela, ou seja dividindo a conta sai menos de €6 por cabeca. Gostou? AH! Ele serve para Salzburg tbm. É só dizer quando, que a gente sai visitando tudo e cantando The Sound of Music. :-) AH! Pamukale que saudade, fui no outono de 2005 e foi simplesmente FANTÁSTICO, andar descalca naquela brancura toda. AH! E traduzindo do turco para o PORTUGA - PAMUKALE quer dizer castelo de algodao. O que parece mesmo, quando voce avista de longe parece mentira. No meio da aridez da Turquia aquela brancura OMO lá encravada nas montanhas. Subimos antes do por do sol, foi lindo demais. Vou terminar meu relatório de viagem. Beijo Natalia

Bibi disse...

Gui: Já conheço muito das nossas belezas! Por isso vou buscando fronteiras mais ao longe! rs Deixa um recado vez ou outra para eu saber que você está ligada! Muita saudade menina!

Ana: Vou lá correndo ver a música. Você sabe que eu estava pensando num post com o Léo para essa semana? Caraca!

Dani: Se é coisa de menina eu não sei, mas a menina aqui AMA! Já está escrito se eu lá for, que vou abrir e rodar os braços LIKE MARIA!

Natty: Pára menina! Você já foi a Pamukale? UHHHHH! Que lindo! Branco OMO é ótimo! E está tão perto de lugares tão incríveis! Tá vendo como falei em Praga? Sua last trip! Um dia, se Deus ajudar, eu pinto ai na sua casa e a gente vai conhecer um monte de lugares juntas! What a dream! Não some mais não que a "titia" fica preocupada! hahahahah Bj

Lucas Ferraz disse...

Never give up hope.

A vida muda muito rápido. De uma hora para a outra, tudo fica diferente. Às vezes fazemos planos para daqui a anos e pensamos "mas é muito tempo". Só que não é. As coisas mudam muito rápido, o mundo gira muito rápido.

Um diálogo preferido meu é do filme Gattaca. Ethan Hawke, prestes a embarcar numa missão tripulada de 1 ano à estrela Titan, sai pra dançar com Uma Thurman, porquem estava apaixonado.

E dançando juntinho, seu rosto colado no dela, ele diz:

"It's funny. You spend your whole life trying to find a way to get away from a place and when you finally get your chance to live, you find a reason to stay. One year is a long time." [É engraçado. VOcê passa a vida toda procurando um jeito de fugir de um lugar e quando finalmente encontra sua chance, encontra uma rasão pra ficar. Um ano é muito tempo...]

E ela, foda que só ela, responde:

"Not so long. Just once around the sun..." [Nem tanto. Apenas uma volta em torno do sol...]

Ainda do Gattaca, prestes a embarcar na missão, Ethan Hawke pede descuslpas a Jude Law, cuja identidade ele pegou emprestada para conseguir sair do planeta. E Jude Law responde:

"Don't appologise. I got the better end of the deal. I only lent you my body. You lent me your dream." [Não se desculpe. Eu fiquei com a melhor parte do acordo. Eu só te emprestei meu corpo. Você me emprestou seu sonho."]

Então, nunca ache que falta muito. Pq sempre vem antes do que a gente pensa...

Beijo. Te amo.

DL disse...

Bee,
sugiro:
1. Aquela coisa salgada que tava se extinguindo... não é uma boa idéia entrar versão Eva pois pode trazer algumas consequências meio desagradáveis: biquini em vc;
2. As frases do Presidente e do último filme do Jim Carey unidas dão a sua motivação: YES, U Can!
3. Pra finalizar, Nike: Do IT!
Bjim

Sah. disse...

essa foto me lembrou a historia do tapete da sua casa!!!

valmir disse...

Tentei ao menos um desses seus projetos - 'fazer uma série de fotos de gente desconhecida em Praga e escrever histórias fantasiosas sobre esses'. Mas aquela gente tem horror a cameras, quase ganhei umas bolsadas de mulheres e senhoras que se sentiam incomodadas com minha lente indiscreta. Bem, seu post me fez pensar nos meus inúmeros roteiros que ainda pretendo realizar. Alguns, acho, não devem sair do papel. Mas o que vale é viajar, acordado ou não.

Bibi disse...

Luke: Eu preciso ver esse filme! Vc sempre fala nele e sempre é uma frase surpreendente!

DL: eu mesma já havia comentado que nua no Mar Morto é Dangerous! Eu não sou Michael Jackson e nem Britney Spears. Do It; money it!

Sah: hahahaha Você lembrou da história do tapete? Minha mãe resolveu a questão! Agora está menos bizarro! hahaha

Bibi disse...

Val: O projeto Praga surgiu depois das suas histórias! Seguindo seus passos. As outras coisas eram coisas meio elaboradas dentro de mim, meio viajantes mesmo. E eu sou assim: sonho. Se vão se tornar realidade ou não é outro ponto. O importante é a jornada!

Bia Bug disse...

Qdo for pra Aústria, me leva junto, pq eu sou LOUCA pra ver as paisagens da Noviça Rebelde, queria muito ver um Edelweiss (não lembro se é assim que se escreve). Já tem parceira pra essa viagem. Beijinhos!

Bibi disse...

hahahaha Acho melhor vc ir comigo mesmo, porque não tenho idéia do que é um Edelweiss !!!! Vai que topo com um lá e perco a chance de conhecê-lo Biblicamente? rs
Li, nesses sites sobre o filme, que essa música foi composta para a trilha de Noviça Rebelde e as pessoas pensam ser uma cantiga local. Não é. Lá eles sabem tanto quanto qualquer um que viu o longa...

Saulo disse...

Minha listinha:
1- Castelo de Neuschwanstein
2- Vale dos Castelos Franceses
3- As ruas de Edimburgo - Escócia
4- Os fiordes noroegueses
5- As montanhas de vancouver - Canadá
...
Se Deus permitir... conhecerei todos!!

Bibi disse...

Ah, Saulo! Eu me esqueci da Escócia! Minha querida Escócia!

Dani Lomba disse...

Goooo LIKE Bibi!!!

Bjão!! Dani

Bibi disse...

UHU Dany!
It is just a dream! But dream comes true!