25.4.09

Perdão

Tantas você fez que ela cansou
Porque você, rapaz
Abusou da regra três
Onde menos vale mais

Da primeira vez ela chorou
Mas resolveu ficar
É que os momentos felizes
Tinham deixado raízes no seu penar
Depois perdeu a esperança
Porque o perdão também cansa de perdoar

Tem sempre o dia em que a casa cai
Pois vai curtir seu deserto, vai.
Mas deixe a lâmpada acesa
Se algum dia a tristeza quiser entrar
E uma bebida por perto
Porque você pode estar certo que vai chorar

****

Sempre gostei tanto de Vinícius e Toquinho, quanto do Poetinha com o Tom. Com o Maestro ele fez, sem dúvida, obras inesgotáveis. Mas eu aprecio o encanto trazido pelos acordes do violão do 'bigodito'. Um charminho em notas musicais. Houve um tempo em que eu achava, de verdade, que havia nascido na época errada. "Eu pertenço a Bossa Nova", repetia para mim. Até perceber que temos todo o tempo do mundo. Podemos apreciar o que já foi feito sem estarmos presos a prazos de validade. Música então! É patrimônio eterno.

Essa semana ando lembrando tantas canções... E as tenho usado para expressar algumas emoções [em relação a mim e aos outros]. Sabe quando você praticamente substitui um pensamento por uma canção? Acontece isso com você? Pois comigo acontece. As músicas me lembram momentos, mas também substituem pensamentos. Até melhor, elas 'aninham' um pensamento já formulado. Outras vezes gosto de pensar naquilo que estou cantando. Sério. Muitas vezes eu canto embalada pelo ritmo e não me dou conta do sentido [real] da letra. É muito fácil me capturar pelo balanço das ondas sonoras.

E foi por aí que cheguei à "Regra Três", de Toquinho e Vinícius. A música começa falando que o malandro 'pisou na bola' três vezes. Mas a frase que me chama a atenção é "onde menos vale mais". Só mesmo na lógica do amor é que menos valeria mais. E achei poesia em um contexto que, à princípio, só me comunicava a vacilada da ala masculina. A segunda estrofe continua contando a história de um casal. Eu fui além. Trouxe também para um contexto de amizade. Quando um amigo, alguém que você gosta faz alguma coisa que te magoa, você fica triste. Pode até chorar. Só "que momentos felizes deixam raízes" tão profundas, que você é capaz de perdoar. Mas... "o perdão também cansa de perdoar", quando se perde a esperança. Quando a gente abre mão das coisas, das pessoas, dos sentimentos, das intenções.

Perdoar não é esquecer, mas não deixar que tudo se transforme em dor. Você pode lembrar o fato, mas ele não poderá gerar nenhum tipo de amargura no coração. É o tal do Let it Go. Você pode até não querer mais contato com a pessoa, mas isso será uma decisão motivada pela razão, não pela dor. Muito mais que esquecer o mal passo de alguém, você estará liberando a sua vida de posturas incômodas. Quem é que nunca errou feio? E também que é que nunca perdoou? É disso que fala o último trecho. Avaliação. Tristeza. Choro.

Tento, com todas as forças, não julgar a decisão das pessoas trazendo a realidade para o contexto da minha vida. Cada um tem seu cada um e nisso não é sábio colocar peso e medida. "Deixo a lâmpada acesa", que é a melhor forma de estará atenta aos meus problemas, defeitos e correções. E também é ela que vai me mostrar que além de mim, existe tanta gente precisando de uma mão, de um ombro, de um cafuné.

8 comentários:

Ana Martins disse...

As pessoas decidem coisas de acordo com suas necessidades, e nem sempre é o mesmo que o outro espera. Pode ser um acerto, pode ser um erro. Mas TODOS precisamos de atenção, colo e carinho... não é mesmo?!
Bom domingo, Bia! bjos

Bibi disse...

Todos queremos atençao, colo e carinho. E eu ainda quero abraço. E gosto tanto de um abraço!

Lucas Ferraz disse...

Hey Jude, Don't make it bad.. take a sad song, and make it better...

bjooooo

Bibi disse...

Sad Songs Say So much

Saulo disse...

Perdoar é arte! A Bossa também nos ensina isso! Colocar o amor acima da mágoa é o desafio! Caminho que se faz caminhando...

Bibi disse...

"Vivendo e aprendendo a jogar... Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar."

Dani Lomba disse...

Pq vc faz isso comigo??(sempre...)
Tô mt tocada...sabe quando vc lê alguma coisa q foi feita pra vc, mesmo não tendo sido feita pra vc?!
Vc acerta na mosca, BINGO novamente..hehehe...BENÇÃO!
É isso q vc faz comigo!
Sua sensibilidade me espanta!

Bibi disse...

Dani: quero que a minha sensibilidade te cative!