15.4.09

Iniciativa

Adoro matérias de comportamento. Leio com muita curiosidade, tentando montar mentalmente uma linha do meu tempo. Registrar as atitudes típicas de uma geração. Nem sempre concordo com a defesa do tema. Muitas vezes fico cheia de dúvidas. Como agora!

Essa matéria diz que os homens preferem que as mulheres sejam diretas na hora de dar uma cantada, segundo uma pesquisa feita pela Universidade Bucknell, na Pensilvânia (EUA). Será? Homens leitores, por favor, manifestem-se a respeito! Sejam livres e sinceros! Chega dessa coisa de dizer que os homens preferem as loiras! Que a bunda é a paixão nacional! Que mulher [e ex] de amigo meu para mim é homem [ou vice-versa]! Que vamos ali no apartamento só para ouvir um som! Que compram a Playboy para ler a entrevista! Que preciso dos seus braços porque estou com frio! Vamos quebrar paradigmas!? E explicá-los...

O homem tem dificuldade de interpretar os sinais das mulheres. Eu ficava morrendo de raiva dessa afirmativa, não queria acreditar, porque pensava ser uma grande e conveniente desculpa. É fato. O estudo garante que o homem gosta de uma abordagem simples e rápida, como "posso te dar o meu telefone?". Será mesmo? E vai além... Conclui que a mulher também prefere ser mais direta na hora de jogar o charme [Para a bola. Eu perdi alguma coisa?]. E todo aquele jogo que acontece entre homens e mulheres? [que eu detesto, aliás, quando é feito com todos aqueles exageros tão comuns]. Uma coisa é você não ter certeza se o "cara" ou a "mina" estão na mesma sintonia que você... É deveras diferente, meu filho! Se a Tchuca chega e oferece o número do seu telefone, você rapaz, ligaria no dia seguinte? Não estou falando de one night stand [ou derivadas de “matel”, rapidinhas, poste, no meu carro ou no seu e adjacências].

E quando você já conhece a pessoa? Já viu em algum lugar? Sabe que é prima de fulano? Amiga do parceiro? Sua amiga? Sabe que vai esbarrar com a Tchuca a qualquer hora e em alguns dos lugares que você freqüenta? A Tchuca vem na vontade e toma a iniciativa. Você...? Faz o que? [ok, meu papo está quadrado e meio caretinha, mas a minha intenção é mostrar que a gente ainda vive em uma sociedade machista. Se é para uma ficada, tudo bem, até facilita. Mas e se for algo mais sério?]. Ainda acho que os caras conservam aquela sanha conquistadora, um instinto animal [me pega Wolverine!].


Engraçado é que estou lendo um livro que fala um pouco disso. Em “Por Que Amamos”, Helen Fisher diz: “Como barcos a remo em um mar turbulento, homens e mulheres viajam pelas ondas da angústia e da alegria que são o amor romântico. E os obstáculos intensificam essas emoções... A adversidade com freqüência alimenta a chama... Os obstáculos sociais ou físicos acendem a paixão romântica”.


E agora? Vocês me expliquem... “Se alguém lhe oferecer flores, isso é Impulse?”. O que vem fácil, vai fácil? Há os que gostam e os que não gostam dessa iniciativa? E você, “amiga leitora” [para fazer a linha revista feminina que dá conselhos à mulher moderna do subúrbio. hehehe], o que faz nessa situação?


Espero que tenha respostas, porque ou ando com textos muito desinteressantes, ou estou meio abandonada. Sei que estou num ritmo frenético, mas quero vocês junto comigo! Estou pedindo demais? Qualquer coisa: eu paro a bola! hehehe.

29 comentários:

Claudio Marçal disse...

Minha querida, apesar de não ser a mulher que vc gostaria de ter neste comentário(rsrs), eu confesso que alguns sinais emitidos pelas mulheres quase me fizeram enlouquecer antes de tomar a iniciativa e embarcar no atual e lindo relacionamento que estou vivendo. Ainda amigos, combinamos de ir ao cinema para ver uma comédia chamada "Ele não está tão interessado em você..." e quase enlouqueci. Durante o filme tive um misto de sentimentos otimistas quanto a um namoro com ela e outros sentimentos negativos do tipo "desista". Toda esta confusão só me fez tomar a iniciativae dizer tudo o que eu sentia independente do que pudesse acontecer após o filme. Graças a Deus deu certo e estamos juntos!!!Mas este filme é, além de bem engraçado, uma bela opção para solteiros assistirem!!Recomendo!!!Bjs, Bia!!!

Purplesnake disse...

Cara... gostei de como vc escreve.
Sucessos!!

purple

Bibi disse...

Claudio: não entendi! Afinal, você curte ou não que a mulher tome iniciativa?

Purplesnake: Volta sempre! "Tamos" aí!

Anne Katheryne disse...

hehehe.. mt bom texto [vc nem imagina o qt eu precisava disso hj, bom saber q eu venho aqui pra relaxar, pra rir e pra refletir - esquecendo dos problemas do dia]. Bom depois dessa longa inferência, eu, como "mulher moderna suburbana" [adorei esse rótulo], ainda acho q devemos dar sinais verdadeiros sem afrontar [do tipo q dá mole sem perceber, na ingenuidade feminina]. Porque acho q o q gera a confusão são certas mulheres do tipo escrotinhas q curtem manter vários aos pés, confundindo os pobres coitados. Se estiver afim, sinalize de forma evidente. Se não estiver, dê o fora e abra o espaço pra outra. A fila da paquera tb precisa andar. hehehe

jose luis disse...

sexy e' a inteligencia
tem mulheres que sao maravilhosas, mas escondem essa beleza
e' preciso saber ve-las
evidente que a mulher quer que o homem ouca o que ela pensou e nao o que ela falou
eu gosto do flerte
da troca de olhares silenciosa e discreta
eu gosto desse envolvimento devagar mas que de repente da' uma urgencia enorme de se ter um ao outro
ai' tanto faz quem deu o telefone, quem ligou quem conseguiu verbalizar primeiro
o importante e' que aconteca
bj

Claudio Marçal disse...

Eu curto, mas há momentos em que a iniciativa deve ser nossa tb!!Depende do momento!!!Bjs

Sah. disse...

FOFA! sabe q nunca parei pra pensar nisso... acho q nao sou muito fa de cantadas nao.. sempre desconfio das reais intencoes do rapaz! hahahaha.. mass... por outro lado... se a coisa flui sem pressa... com sinceridade.. adooorooo! nao sou a favor das cantadas nao.. prefiro quando ele presta atencao no que eu gosto e um dia de repente ele me leva por exemplo pra ver o por dol soll... amooo por do solll! gente! essa sim eh a cantada mais linda! quando o homem percebe do que voce gosta! ok.. ok.. o "BOB" fez isso comigo e eu gamei! hihihi

٠C ά H٠ disse...

tipo,ñ estou tão dentro do assunto,mas no meu caso, eu fui lá, joguei "a letra", ele esperou cair, qndo o outro tava chegando pra pegar, ele se tocou que tava perdendo,correu um poco mais, e pontuou.rsrsrs...
[entendeu o lance da letra néh? hehehe... soh agnt]
ñ sei se posso dizer, mas...
te amo!e to com saudade.

Saulo disse...

Creio que a habilidade de "complicar" que algumas mulheres detém é um grande impessílho. Não generalizo, por que sei que existem exceções. E como sempre, as exceções fazem a diferença! A maioria dos homens reclama das "complicadas" e estas se defendem colocando a culpa na praticidade masculina ou nas variações hormonais mensais. Como expectador e consultor (rsrs), tento abrir os olhos para o seguinte: para que complicar se é possível facilitar!! Os homens são diretos, práticos. Qualquer "isca", para ser fisgada, precisa do atrativo certo! Porque oferecer rapadura a uma ostra?!! Charme é bom, sensualidade é também, jogo de sedução nem se fala... mas que seja aplicado de forma certa (bem medida), no momento. Mulher difícil é chato pra caralho, só os "peganinguem" e os "ToNaSecaHaUmAno" cumprem D.E. (dedicação exclusiva). Eis o clamor: facilitem a vida dos homens (ou aceitem as eternas conjecturas filosóficas)!!

Fernando Rocha disse...

Acreito que o mundo ainda é machista, os homens costumam ficar sem ação, quando uma mulher toma a iniciativa, e o pior é sempre saber quando é só carinho e quando há outros interesses...

Bibi disse...

10 pedaladas! Delicinha! Assim é que eu gosto!

Anne: Tava precisando? Eu também! Faltava um pouco de humor! Confusão mental, seu nome é homem! Eles não entendem. A gente só complica! hihihi

Zé: Por isso te escalei para fazer o comentário! A frase sexy é a inteligencia
tem mulheres que sao maravilhosas, mas escondem essa beleza
é preciso saber ve-las" é um exemplo do que me seduz! Se o importante é que aconteça, como fazer para diferenciar eu estou te cantando do eu sou seu (sua) amigo (a)?

Claudio: o clássico depende do momento é uma frase que diz tudo e não explica nada! hahha

Bia Bug disse...

Vc me conhece...

Bibi disse...

Sah: "Essa sim é a cantada mais linda! Quando o homem percebe do que você gosta!". Isso seria o ideal! Tá Xônada, hein, Lôra!?

Cah: Pode mandar a letra, dizer que me ama, que ta com saudade! Aqui é virtual com atitudes reais! Pois é... Mandar a letra! Acho os caras machistas, mas é preciso fazer mesmo a sua parte!

Saulo: nós complicamos; eles complicam, por não entender! Ou se assustam quando a moça toma a iniciativa. Eu já tomei a iniciativa algumas vezes; também já deixei de tomar. Acho que fica mais difícil quando existe algo mais em jogo. Sou mais ousada quando não me importo se vai dar certo ou não.

Fernando: resumiu EXATAMENTE um dos cernes da minha questão!

Bibi disse...

Bia Bug: ia te usar como exemplo. Achei melhor ficar quieta e rirmos juntas; nós duas; de tantos causos!

Anônimo disse...

dá vontade mesmo de rir, quanta dúvida para uma coisa tão simples? desculpa Bibi, mas quantos anos vc tem?

Bibi disse...

Anônimo, quem é você? E desde quando sentimentos, vivências e inseguranças têm a ver com idade, pessoa?
As questões não têm necessariamente relação com as minhas dúvidas, mas são estimuladas pelas matéria que li e sobre a opinião das pessoas que quero ter. Qual a sua opinião sobre isso?
Posso ter 5 ou 50 anos. Depende do que vamos tratar!
Estou curiosa: quem é você?

jose luis disse...

diferenciar e' facil
e' a tal urgencia que de repente bate

Bibi disse...

Zé, essa urgência é o melhor da festa! Qdo manifesta dos dois lados. Ou de um lado só que se lança ao acontecimento supreendendo! Já o fiz e já o recebi!

valmir disse...

Acho que essas pontuações de relacionamento não deve ser dividida nesse sexismo: mulher deve tomar iniciativa? Homem deve pagar a conta? Mulher deve fingir orgasmo? Homem deve abrir a porta do carro? A questão é muito genérica. Homem ou mulher, quem se achar mais no dever naquele momento, que vá em frente, se assim achar que vale a pena e que a recíproca é verdadeira.

Bibi disse...

Val: é muito lúcido o que você diz. Não acha que a pessoa deve arriscar achando ou não que a recíproca é verdadeira? Sendo homem ou mulher?

Ana Martins disse...

Bibi,

Peraí que tô perdida! Li um monte de coisa interessante e queria comentar mas já perdi o fio da meada, rs

Mas uma não esqueci não: esquece esse anônimo. O comment dele é ridículo. Não perca seu tempo. Sério. rsrs

Ana Martins disse...

Agora vamos lá:
Acho que não existe fórmula certa para se chegar em alguém. E isso serve não só para a cantada, mas para outros tipos de aproximação.
Creio que depende de alguns fatores, como por exemplo: a personalidade dos envolvidos, temperamento, expectativas, humor do momento...
O mundo ainda vive muito o machismo e a influência ainda tem peso grande, mesmo quando agimos e pensamos diferente, ele ainda sim está a volta.

Acho até que muitos homens gostam da cantada direta das mulheres. Faz bem para o ego deles e nem precisam fazer muito esforço e queimar os miolos para ganhar a Tchuca, rs.
Mas se o cara começar a se envolver mesmo com a dita-cuja, ele vai precisar realmente não ser e/ou vencer o machismo à volta. Tudo depende mais uma vez das circunstâncias. Uma mulher muito liberal e direta assusta mesmo os moçoilos (haja cabeça boa pra eles não sucumbirem ao medo, rs). Mas se o liberalismo dela for só na cantada de aproximação, tudo bem. Se estiverem a fim mesmo, eles superam isso. Até o mais machista.

Outra coisa: Os homens não entendem mesmo os sinais das mulheres. Nem espere que ele possa entender. Se já tiver passado da fase "cantada", é melhor verbalizar cla-ra-men-te o que quer/o que sente. Respira fundo e fala. Vai evitar dor de cabeça desnecessária.
Nós tb não entendemos os homens, mas se prestar bem a atenção no carinha que se está a fim, vai acabar ficando uma expert em ler os sinais dele. Porque o homem é bem mais previsível e mulheres são ótimas para ler sinais, rs

Concordo 100% com a idéia citada de Helen Fisher... nem me fale como adversidades e obstáculos alimentam ainda mais uma paixão... rs. É verdade.

E se alguém lhe oferecer flores, se não for um amor já concretizado, pode apostar: ele quer te comer. Não se decepcione. O homem é mesmo muito previsível e certamente ele quer te levar pra cama. O bom é que chapeizinhos-vermelhos podem eternizar a história e fisgar o cara after-sex.
E não tem nada a ver com o sexo ser ou ter sido bom, apesar de ajudar pra caramba, rs. Mas a partir daí, se estiver no destino mesmo acontecer a história, a chapeuzinho vai conquistar e derreter o coração do lobo... e viver bem feliz, até onde for possível ser. Com boa vontade, amor e maturidade, pode-se ir longe... não sozinha, mas com ele. Os dois precisam querer.
beijo grande!
Ana

Bibi disse...

Ana: sobre o ânonimo, eu não ligo. O debate só é valido quando as partes se apresentam. O mais ou é bilhete de amor (que não é o caso) ou é dor de cotovelo. :)

Ana 2: Quanta filosofia! Não é o meu caso especificamente, mas faz parte de um processo de vários casos - que a matéria reúne. Gosto de uma música de Carlos Lyra que diz:

"Era uma vez um lobo mau, que resolveu jantar alguém. Estava sem vintém mas arriscou e logo se estrepou. Um Chapéuzinho de maiô, ouviu buzina e não parou, mas lobo mau insiste, e faz cara de triste
mas Chapéuzinho ouviu, os conselhos da vovó, dizer que não prá lobo que com lobo não sai só
Lobo canta, pede, promete tudo até amor
e diz que fraco de lobo, é ver um Chapéuzinho de maiô
Mas Chapéuzinho percebeu, que lobo mau se derreteu,
prá ver vocês que lobo também faz papel de bobo
Só posso lhe dizer, Chapéuzinho agora traz um lobo na coleira que não janta nunca mais!"
hahaha

Ana Martins disse...

Nossa, tô gargalhando aqui! conheço uns lobos que caíram na coleira, haahaha, demais essa!!!
Bom, isso aqui é um papo animado pra mim; gosto de conversar sobre essas coisas. Não é conversa só pra mim nem só pra vc - é pra todos nós! Quem não se questionou alguma vez na vida sobre questões do coração?! muito provavelmente o que nunca ama, nada vive e, de fato, não evolui. Para mim a evolução está no amor. Amor familiar, entre amigos, a 2, social e humanitário!
Agora, voltando ao meu comment:
Peraí que esqueci de dizer! I need to tell you people, girls, não acreditem nos sinais tão facilmente! Holly shit! mulher ovula, sofre com alterações de hormônios, tem TPM... fatalmente viaja mais na maionese que acerta, rs
E aí o melhor é ir a luta, tirar a dúvida e botar a vida para correr!
A vida é curta e você nasceu pra viver! rs e beijos!

Bibi disse...

Ana: concordo em gênero, número e grau! Some girls just wanna have fun, como diria Cindy Lauper! Hey now!

Eliane Santos disse...

Acho que varia de pessoa pra pessoa.. existem aquelas que se sentem mais seguras para tomar a iniciativa...aquelas que nem tanto e, quando resolvem seguir os conselhos da modernidade, se dão mal... acho que o importante é seguir sempre o que seu coração manda.. se vc é de água, vai nadar, se é de fogo, vai para a fogueira... sempre vai ter alguém que vai ler seus sinais, quaisquer que sejam eles...
bjss

Bibi disse...

Eu sou de água, de fogo! Mas sou mais de coração! Amei a dica!

Elton disse...

Querida amiga,

Não sei a que patamar serei elevado, então me auto aclamarei: CARETA...

Como a BIBI cita muito apropriadamente, há o instinto animal que assola a nós homens, desde que o mundo é mundo, e é inquestionável o prazer que uma conquista nos proporciona!

Taquicardia, sudorese, mãos frias, medo, vontade, desejo, fraqueza, paixão, é um senhor mix de sensações na hora de chegar perto e dizer apenas: Olá...

Acho que o jogo da conquista é adorável. Pensem na esgrima! Participar de um duelo onde o intuito é que os dois vivam para sempre. Estratégia, tática, inteligência, leveza, astúcia, ternura, carinho, conhecer a alma feminina; tudo isso está envolvido no momento da conquista.
Acredito que a mulher deve sim, tomar a iniciativa de ser boa ouvinte. Dar-se ao direito de descobrir novos sabores e aromas masculinos, saindo do lugar comum [belos, loiros, fortes, de olhos azuis ou verdes, enfim habitantes do Olimpo] e receberem espécimes, até ogros, que talvez realmente transformem seus universos, colocando-as num pedestal de cristal amando-as verdadeiramente.

De qualquer forma, não podemos esquecer que há homens de timidez a toda prova e nesses casos, talvez se faça necessário a "Madonna" tirá-lo para dançar! Mas não se trata, a meu ver, de uma exceção que justifique a regra.

Não acredito que a mulher seja igual ao homem, acho até que são seres melhores do que nós. Respeito à disputa por igualdade social, mercado de trabalho outras coisas mais, contudo, "when a man loves a woman" dele deverá ou deveria partir galanteios capazes de acariciar seus ouvidos!

Beijos e bons amores!

Bibi disse...

Elton: maravilhoso o que você escreveu. Também gostei muito do que o Valmir disse: "Homem ou mulher, quem se achar mais no dever naquele momento, que vá em frente, se assim achar que vale a pena e que a recíproca é verdadeira". Eu ainda aposto em avançar seja qual for a recíproca, porque pior que não conquistar, é não tentar!
Bons amores a todos nós!