22.4.09

The Book is...


Gosto de repercutir coisas boas. Estava passeando pelo Blowg [o blog que inspirou o BibideBicicleta], quando captei dois assuntos interessantes!

O primeiro dava conta de que amanhã, quinta-feira dia 23 de abril, seria "Dia do Livro". Bem, na época da escola [vamos combinar que não faz tanto tempo assim] Tia Cotinha ensinava que 29 de Outubro era "Dia do Livro". Trabalhinhos criança lambança, feiras, projetos, encontro com autor. Quem estará certa: Tia Cotinha ou Marina W, a jornalista descolada?

Fui pesquisar. Gente! Achei um mundo de celebrações!

Em 23 de Abril temos o Dia Mundial do livro e dos Direitos Autorais
A Conferência Geral da UNESCO considerando que o livro foi historicamente o instrumento mais potente de difusão do conhecimento; que todas as iniciativas para promove-lo são um fator de enriquecimento; que uma forma eficaze de promoção é organizar todos os anos "O dia do livro": proclamou-se que em 23 de Abril seria “Dia Mundial do livro e dos Direitos Autorais”.

Em 29 de Outubro temos o Dia Nacional do Livro
Escolhido em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional por Monteiro Lobato.

E ainda temos:
07 de Janeiro - Dia do Leitor // 27 de Fevereiro - Dia Nacional do Livro Didático // 02 de Abril – Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil // 18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil (Nascimento de Monteiro Lobato) // 01 de Maio - Dia da Literatura Brasileira // 02 de Setembro - Dia Internacional do Livro Infantil

Assim sendo, vimos que as duas têm razão. O que me deu certo alívio e um pouco mais de “você sabia?”.


Cristiano Mascaro

O segundo assunto: a Marina W convoca todo mundo para fazer o Crossings Book amanhã. Que isso? A gente pega um livro e deixa em algum lugar: ônibus, praça, chão do táxi, academia, mesa da lanchonete. A idéia é compartilhar as letras, democratizar nosso conhecimento. Só não pode deixar
ninguém notar e voltar correndo para te devolver. Tem que ser igual a espião trocando pastas de informação!

E a cereja do bolo veio em forma de história real. Vejam essa matéria educativa e tão emocionante [AQUI].

9 comentários:

Saulo disse...

Já separei o livro a ser abandonado... rsrs

jose luis disse...

acho a ideia do crossing book genial

Bibi disse...

Muito bem Saulo!
Eu acabei de dar três sacolas de livros! Hei de encontrar um para participar!
Pior é colocar o olho na rua, serelepe, a deixar livros! Será que vai ter história?

Zé: achei também! Estou animada!

valmir disse...

Todo ano faço algo parecido na Flip. Já falei sobre isso em:
http://sobretudo.nafoto.net/photo20080704161159.html

Bibi disse...

Eu sei e me lembrei na hora do seu post Val! Mas já está ficando chato te citar a cada post! hahaha É quase uma vida em comum!
E, lembra? Eu não esqueço! rs

valmir disse...

Não sabia que vc acompanha meu blog na época desse post. Já separei um livro pra deixar perdido por aí nessa quinta, então.

Bibi disse...

Eu voltei lendo...
Você também comentou em um post meu, que costumava deixar livros em bancos de praça. Achei fofo.

Anne Katheryne disse...

Nossa.. preciso evoluir. Não consigo ser desprendida com meus livros assim não. Tenho um carinho especial por cada um, jamais conseguiria largar qualquer um deles num lugar aleatório pruma pessoa aleatória pegar. Aff...

Bibi disse...

Precisa Anne! Conhecimento vai além das páginas!