29.4.09

Casos de Família - O Jogo

CASOS DE FAMÍLIA - O Jogo

Meu Pai sempre gostou de futebol. E muito. Tanto de jogar em várzea [ou qualquer lugar plano que pudesse fazer a gorduchinha correr], por exemplo, quanto de assistir Togo X Gana pela televisão. Até começar a ter probleminhas no coração e abandonar as peladas [os jogos, vamos deixar claro!]. Nunca vi o garotão em campo! E isso quer dizer que suas questões cardíacas datam da Idade da Pedra Lascada [e que fiquei bem claro que tudo começou muito antes de eu nascer! Sou "a raspa do tacho"; praticamente a última menstruação de Mamãe! Nasci de teimosa, agora vão ter que me engolir! Eu e o Velho Lobo Zagalo hehehe]. E depois abandonar as partidas da Seleção e do Vasco pela TV. Ele fica nervoso.

O que ele acha mais interessante é que nenhum dos filhos homens herdou essa paixão pela bola! O único gol que um dos meus irmãos fez, foi quando caiu em um buraco artilheiro num futebol de areia. Só assim para ele chutar para o lado contrário do que sempre fazia. Já era manjado. Naquele dia foi diferente. Enquanto os meninos não ligavam para o esporte, a filha e a neta sempre se mostraram chegadas a um corpo a corpo! Eu sou louquinha por futebol, mas não fanática. Gosto do jogo bonito, mas também de observar o comportamento da torcida, dos jogadores, do juiz [o cara que só usava o pretinho básico, mas agora abriu as opções na palheta de cores]. Já joguei [confesso que com mais garra que habilidade]. O tal do futebol social.

Na minha casa não tem nada de social. Meu pai vê os jogos e quem quiser que o siga. Minha Mãe, como gosta de ficar pertinho dele [uns dias mais que outros], foi se juntar ao "Velho" no sofá, para tentar compreender os bonequinhos correndo na tela.


- O que é zagueiro? [sim, ela quis saber essa informação a essa altura da vida!]
- É o cara que fica na defesa, antes do goleiro.
- Ah! [e sentou-se no sofá]
zzzzzzzzz
- Você está vendo jogo da Argentina?
- Claro que não! Não está vendo? É
Arsenal X Manchester!
- Ah, mas eu ouvi o locutor falar no Telvis...
- Cuma?

Eu venho rindo lá de dentro...
- Ô Mãe, só se fosse jogo à fantasia! O Tevez com a roupa de Elvis Presley. Já pensou aquelas pernas tortas em campo? Desequilibra qualquer um!

Desce o pano rápido!

6 comentários:

jose luis disse...

lembra da personagem do Nelson Rodrigues?
a gran fina de narinas de cadaver
ela chegava no Maracana em dia de Fla-Flu lotado e perguntava:
-quem e' a bola?
quem e' a bola?

Bibi disse...

Tadinha da Mommy! A bola ela sabe. O Telvez, Talvez... rs

valmir disse...

Pelo menos ela nao perguntou o que faz um "jogador" vestido de preto apitando no meio do gramado!!!

Dani Lomba disse...

Incrivel como nosso pais são parecidos em seus jeitos...o meu tb ama futebol, mas hoje, tb em função de suas angioplastias e seus dois stent's, só assinte jogos sem grande relevância, ou que não sejam decisivos, escreveu até uma crônica, vou te mandar uma hora dessas...os filhos, coitados o menino mais velho, não tem lá grandes habilidades, as meninas (zeroxzero=menos zero...), pra resolver a situação, Deus mandou um irmão (do coração) esse sim orgulho do papai, bate um bolão, e é profissa...
Minha mãe, pra dar a mão a sua, assite jogo de futebol até de time da 5ª divisão do Congo! Não se faz mas mulheres como antigamente!!

Bibi disse...

Amores Possíveis Dani!

tyler disse...

oi gente tudo bem meu nome e tyler