1.6.09

Avião

Carta ao íntimo,

Acordei cedo a fim de trabalhar. Antes das oito da manhã. Sozinha, ineditamente. Não precisei de despertador. Estou muito resfriada e o corpo dói um pouco. Preciso de um café para dar um start nos meus neurônios. E vou atrás do meu pretinho básico.

Antes de começar a fechar uma matéria, faço um giro pelos sites de notícias. E vejo lá, mais uma vez, que existe um avião que foi perdido pelos radares. Meu coração se acelera. Meus pais acordam e eu conto a notícia. Abro a Globo News e vejo a minha amiga Quel Novaes dando a notícia temerosa. O avião da Air France com mais de 200 passageiros caiu.

Meu Deus, porque tantos aviões andam caindo aqui no Brasil? Um fato assustador. Já vivi uma situação das mais tristes com a queda do avião da Gol, em Manaus. Lembro onde estava quando vi/ouvi a notícia - em um restaurante com uma amiga. Quando voltei para casa, uma informação ainda pior me foi passada: dentro da aeronave tinha uma pessoa muito querida. Marido de uma amiga que eu amo tanto, tanto, tanto. Chorei lágrimas de dor. Foram dias tão difíceis.

Estou com uma sensação terrível hoje. Como se conhecesse alguém ali dentro daquele avião. Ainda não há informações, só especulações. Conhecendo ou não, meu coração está com as famílias dos passageiros. Deus, o que está acontecendo? Eu não tenho respostas, mas eu confio em Ti e te entrego a minha vida. Não tenho medo de andar de avião. Não tenho medo de morrer em um estalo - talvez seja menos dolorido. Temo pelos que ficam. Porque ficam vazios...

11 comentários:

EI disse...

Bibi querida:
O medo nos acorda, inesperadamente. Porque o medo é o limite de nossos sonhos, e nunca estamos nem prontos nem dispostos a sair de nossos sonhos.
Viver não é nosso, não nos cabe, não nos diz respeito. A qualquer momento nos tiram o ar, nos empurram da bicicleta e não temos tempo de saber onde é que vamos cair.
Isso é assim desde sempre. E nunca mesmo vai mudar.
Não importa o que queremos, o que escolhemos ou ainda o que mais temos para fazer.
E Aí? Aí nos sobra viver cada momento, cada sopro de vida, cada olhar, cada vento, cada ternura desesperadamente.

Bibi disse...

EI: De repente, não mais que de repente...

Saulo disse...

Estes acontecimentos me deixam transtornado! Também estou apreensivo com o acidente! Parace que, mesmo sem conhecer algum tripulante, é um pouco de nós que "some" de um instante para o outro. Fiquei mais impressionado pq de sábado para domingo eu sonhei que estava a bordo de um voo turbulento...

Bibi disse...

Almas sensíveis

Luke com muito medo de voar na sexta disse...

Eu fico tenso. Viajo desde que me entendo por gente. Bebê ainda, eu já viajava. Nunca tive medo, é simplesmente parte da minha rotina.
Mas, de uns tempos pra cá, eu entro num avião e fico tenso. Morro de medo!
Na decolagem eu aperto os braços da cadeira. No pouso, prendo a respiração até sentir a velocidade controlda.
Antes, eu achava que, uma vez que as rodas tocassem o chão, eu estaria seguro.
Depois do acidente da TAM em congonhas, já não penso mais assim e fico tenso até a aeronova parar.
Quanto a este avião em si, também estou com uma sensação estranha, como se conhecesse alguém. Como tenho muitos amigos e colegas de trabalho que fazem com frequencia este trecho, estou tenso aguardando a lista completa.
Quanto às famílias, não há o que dizer. Que merda. Fim.

Bibi disse...

A gente fica num estado de tensão constante nesse mundo moderno, já reparou?

Luke em pânico de pegar avião disse...

Já sim. Por isso que eu prefiro viajar acompanhado hoje dia. Se morrer, tenho alguém pra apertar a mão na hora da queda. E dar um último beijo.

A minha avó fez um pouso forçado uma vez, em Salvador, a bordo de um vôo da Varig.
Eu perguntei: 'vó, o que passou na sua cabeça?'
Ela respondeu: 'que se morresse num avião, pelo menos, já estaria no céu.'

Nada como a sabedoria dos mais velhos...

Bibi disse...

Não tenho medo da morte, mas de como vou morrer. Só que não posso viver pensando em morrer. Então, deixo isso para Deus!

Ana Martins disse...

Ai caramba... uma amiga não dormiu esta noite, de meia-noite às 5am sentiu-se primeiro angustiada, depois chorando horrores sem saber ao menos pq. E a mãe dela sonhou que acharam uma bolsa e diziam que era tudo o que haviam encontrado. Na bolsa, só uma manta azul. A manta da Air France é azul...

Vivi disse...

É estranho acompanhar as histórias de pessoas que nunca vimos mas por quem nos sentimos tão agustiados. A noiva que perdeu o ex-futuro-marido, já com a data do casamento marcada. Como deve estar esta mulher? Um homem perdeu pai e mãe. Q trauma!

Sempre que vejo pessoas sendo arrancadas da vida das outras dessa forma tão repentina tenho vontade de ligar para todo mundo que eu amo e dizer o quanto eu os amo.

Eu não tenho medo de morrer. Tenho medo de sentir a morte das pessoas que eu amo.

Mas, de forma meio egoísta, tem uma história que me aliviou hoje: um amigo iria embarcar neste vôo. Ainda não sei direito porque não embarcou, mas parece que, no check-in, mudaram o vôo dele. Ele chegou em Paris hoje pela manhã. Até receber o telefonema dele, a família estava totalmente desesperada. Um alívio saber que algumas pessoas tb têm livramentos para contar.

Bj

Bibi disse...

Ana: acho que o nosso subconsciente trabalha de formas inacreditáveis!

Vi: Nossa! Imagina ele lá dentro sem saber a angústia dos que estavam do lado de fora? Imagina a mãe desse rapaz recebendo o tal telefonema? Loteria divina = Sorte grande; vida que vale a pena! Graças a Deus!